Parceria prepara palestras sobre prevenção da gravidez na adolescência

Publicado em: 08/02/2023 12:02 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Cronograma engloba os colégios estaduais e abordará os riscos da gestação precoce, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e métodos contraceptivos

Em Cianorte, a Lei Municipal 5.255/2021 instaura, em fevereiro, a Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, com o objetivo de disseminar informações educativas que contribuam para a redução da incidência. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde e a de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes se reuniram com o Núcleo Regional de Educação, na última segunda-feira (06), para discutir e elaborar um calendário de palestras junto aos colégios estaduais do município.

“A gravidez na adolescência é uma questão de saúde pública, visto que acarreta sérios problemas, como risco à saúde materna, nascimento prematuro, mortalidade, aborto espontâneo ou provocado, evasão escolar e adversidades socioeconômicas”, explicou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Aline Soares de Almeida Leal.

As palestras serão realizadas pelos enfermeiros da Atenção Básica e do Projeto Gestar e Amar, com início na última semana de fevereiro e se estenderão durante o ano, até que todos os estabelecimentos de ensino estaduais sejam atendidos. Serão discutidos os riscos da gravidez na adolescência, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e métodos contraceptivos.

“No ano passado, dos 926 nascimentos em Cianorte, 68 foram bebês de mães adolescentes, sendo um óbito fetal/infantil. Por isso, precisamos aplicar e reforçar as orientações aos jovens cianortenses, para que se conscientizem da importância dos cuidados e da prevenção da gravidez neste período da vida, e possamos reverter esses números”, destaca a enfermeira obstetra, Sabrina Moro, junto ao chefe do NRE, Emerson Tolentino de Matos.