Secretaria de Saúde e ONG Ensina-me a Viver lançam campanha para exames preventivos

Publicado em: 09/02/2023 15:01 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Agendamentos podem ser feitos a partir desta sexta-feira (10), para atendimento no próximo mês

Durante março, o mês da mulher, muito se fala sobre o empoderamento feminino e a equidade. Este ano, porém, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a ONG Ensina-me a Viver busca trazer mais um tema à pauta: o autocuidado, especialmente no que diz respeito às doenças exclusivas desse público, como é o caso dos cânceres de mama e de colo de útero. Assim, por meio da Campanha Saúde da Mulher, as organizações oferecerão exames preventivos Papanicolau e solicitações de mamografias.

Para participar, as interessadas devem realizar o agendamento, a partir desta sexta-feira (10/02), na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência ou na sede da ONG, localizada na Via Orlando Brugin, 41, no Parque Industrial ou pelo telefone (44) 99715-3892. Os exames serão realizados em março, tanto na organização quanto nas UBSs, de acordo com o cronograma:

• ONG Ensina-me a Viver:

> 08/03 - quarta-feira, das 13h às 22h, com aulão de dança às 19h;

> 09/03 - quinta-feira, das 13h às 22h;

> 10/03 - sexta-feira, das 13h às 22h;

> 11/03 - sábado, das 08h às 17h.

UBSs:

• > 04/03 – sábado, das 08h às 16h – UBS Universidade, Vila Sete e Vidigal;

> 11/03 – sábado, das 08h às 16h – UBS Setor 8;

> 18/03 – sábado, das 08h às 16h – UBS Zona 02, Extensão, Setor 3, Atlântico, Cianortinho; Marselha e Santa Mônica;

> 25/03 – sábado, das 08h às 16h – UBS Morada do Sol, Setor 4 e São Lourenço.

“Cuidar da saúde é uma maneira de se valorizar. Esta iniciativa oferece mais uma oportunidade das mulheres identificarem doenças que, apesar de serem notadas em exames simples, são responsáveis por um alto número de óbitos. Sabemos que se prevenidas ou identificadas precocemente, as chances de cura são muito maiores. Por isso, orientamos as cianortenses para que aproveitem a ocasião para se autocuidarem”, destaca o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa.