Secretaria de Educação oficializa a criação de novos componentes curriculares

 

Publicado em: 10/02/2023 14:58 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Na noite da última quinta-feira (09), no Teatro Cândido Garcia, a Secretaria Municipal de Educação de Cianorte realizou o lançamento oficial dos novos componentes curriculares para o ano letivo de 2023. O evento reuniu autoridades, professores, educadores, equipes das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), alunos e familiares.

As novidades anunciadas são a ampliação da Hora Atividade dos professores, que em 2023 passa de quatro para seis horas, e dos educadores infantis, que passa de oito para doze horas por turma. Para que isso fosse possível, novas disciplinas serão ofertadas: a de “Tecnologia e Inovação”, para estudantes de 3°s, 4°s e 5°s anos das escolas, com a aquisição de kits de Lego, robótica e tablets; a de Língua Inglesa, para alunos do 1° ao 5° ano; e a de Literatura Infantil, que atenderá toda a educação infantil, em CMEIs e escolas, com livros adequados à idade de cada turma. A Secretaria também anunciou a aquisição de materiais de apoio para o Ensino Religioso, para os 1ºs e 2ºs anos.

“Essas implementações só foram possíveis graças ao trabalho e ao esforço de toda a equipe, que teve coragem para enfrentar o desafio de inovar, e maturidade e inteligência para flexibilizar os processos, quando necessário”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, agradecendo todos os servidores envolvidos no processo. Representando o prefeito, Marco Franzato, a chefe de Gabinete, Mariana dos Santos Mendes, comentou que “os novos componentes agregarão muito e refletirão diretamente na qualidade do ensino ofertado em nossas instituições”.

Representando o Legislativo Municipal, a vereadora Neuza Casassa, parabenizou a gestão pela iniciativa. “Estamos na Câmara para apoiar ações como estas, que fazem a educação crescer. Sabemos o quanto é desafiador estabelecer tamanhas mudanças, mas acreditamos que trarão resultados muito positivos”, defendeu a edil. 

Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica dos materiais que serão utilizados junto aos novos componentes curriculares. Na sequência, o professor Dr. Flávio Rodrigues Campos, que é o formador e orientador dos trabalhos com os docentes de Língua Inglesa e Tecnologia e Inovação, ministrou a palestra “Tessituras de uma educação emergente: fronteiras e o cidadão global”. Para finalizar, a atriz, apresentadora, youtuber, contadora de histórias e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil, Flávia Scherner, a “Fafá Conta”, que também é formadora e orientadora do trabalho com os professores de Literatura Infantil, prestigiou a plateia com algumas histórias.

A solenidade contou, ainda, com a presença da diretora geral da Secretaria Municipal de Educação, Shirley Scomparin; da assessora educacional do Ensino Fundamental, Maria José Monteiro de Castro; da assessora educacional da Educação Infantil, Juliana Cecília Ouverney Silva; e da representante do Núcleo Regional de Educação, Rosimeire Luchetti Chiodi.

FORMAÇÕES: Ao longo das duas últimas semanas, os professores e educadores infantis responsáveis pelos novos componentes curriculares receberam formações específicas sobre as disciplinas de Tecnologia e Inovação, Língua Inglesa, Literatura Infantil e Ensino Religioso, ministradas por especialistas em cada área.