Engenheiros, arquitetos e tecnólogos participam de capacitação sobre acessibilidade

 

Publicado em: 23/02/2023 17:02 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Os engenheiros, arquitetos e tecnólogos das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (inclusive Diretran), de Obras e Serviços Públicos, e de Saúde (Vigilância Sanitária) têm um importante compromisso nesta quinta e sexta-feira (23 e 24 de fevereiro). Trata-se do curso “Acessibilidade aplicada – capacitação conforme a NBR 9050/2020, NBR 16537/2016, Lei Brasileira de Inclusão e demais leis de acessibilidade”, que versa sobre transitabilidade em edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural, e de edificações às condições de acessibilidade.

No primeiro dia de capacitação, além da parte teórica, de aprofundamento sobre as principais normas técnicas, (NBRs 9050/2020 e 16537/2016), decretos federais, a lei brasileira de inclusão e o estatuto da pessoa com deficiência, o grupo também participou de uma dinâmica. “Tivemos uma vivência utilizando equipamentos, como bengala de rastreamento; venda nos olhos; cadeira de rodas; muletas; pesos nas pernas; elásticos; óculos; e protetor auricular para simular pessoa com mobilidade reduzida. Foi muito interessante o debate sobre as experiências e dificuldades encontradas”, relatou a arquiteta da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Caroline de Andrade Cavalcante.

As aulas são ministradas pelo especialista na área, professor Eduardo Ronchetti, da empresa licitada Acessibilidade Aplicada Cursos, Treinamentos e Consultoria Ltda ME. Todos os 22 participantes estão envolvidos nos processos de elaboração ou análise de projetos arquitetônicos e urbanísticos, bem como na criação de normativas e manuais relacionados a obras e edificações e receberão certificado. “O objetivo é capacitar os profissionais da Prefeitura como agentes ativos na eliminação de barreiras para a cidadania e inclusão”, destacou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço.