Projeto-piloto de Ensino Integral celebra um mês em Cianorte

Publicado em: 06/03/2023 16:35 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com 120 alunos, Escola Municipal Liomar Gomes foi a instituição escolhida para a novidade

Há exato um mês, no dia 06 de fevereiro, iniciava-se o ano letivo de 2023 e com ele o Projeto-piloto de Ensino Integral em Cianorte. A instituição escolhida para abrigar a novidade foi a Escola Municipal Liomar Gomes, que possui aproximadamente 120 alunos, matriculados do 1º ao 5º ano.

No Ensino Integral, as crianças dão entrada às 7h30 e, pela manhã, trabalham os conteúdos da grade curricular comum. As aulas seguem até as 16h30 e, à tarde, são ofertados componentes da base diversificada, como Literatura Infantil, Artes Visuais, Musicalização, Jogos e Brincadeiras, Inglês, Tecnologia e Inovação, e o estudo dirigido (aulas de reforço, realização das tarefas, educação socioemocional). Os estudantes também têm três refeições, sendo lanches na manhã e à tarde e almoço.

“A implantação do ensino em tempo integral era um anseio de nosso prefeito, Marco Franzato. Escolhemos a Escola Liomar Gomes para abrigar o projeto-piloto, devido à dualidade com o Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, que também passou a ser integral neste ano. É importante ressaltar que, por estarmos testando a viabilidade, a logística e a efetividade dos processos, não será possível abrir vagas para novas matrículas nesta instituição de ensino. A ideia é, com o passar do tempo, ampliar o ensino integral para toda a rede”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

Para o prefeito, o momento é de comemoração. “Sabemos dos desafios que o Ensino Integral apresenta para a equipe envolvida. Por isso, agradeço a todos que se empenharam para transformar este sonho em realidade. Passar o dia na escola é muito mais do que trazer tranquilidade para os pais, que sabem que seus filhos estão em segurança, recebendo uma alimentação de qualidade. É investir o tempo em atividades que despertam a curiosidade, a criatividade, o pensamento crítico, o desenvolvimento social, entre outros”, concluiu Franzato.