Cerca Digital entra em funcionamento em Cianorte

Publicado em: 15/03/2023 15:44 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Após a instalação de câmeras em 30 pontos da cidade e distritos, teve início, no último dia 10, o sistema de monitoramento da Cerca Digital. Os equipamentos capazes de fazer a leitura de placas de veículos estão integrados a monitores instalados na sede da Diretoria de Trânsito, para auxiliar nos serviços de fiscalização de trânsito, e na da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ª CIPM), para fins investigativos.

Conforme o diretor de Trânsito, Carlos Eduardo de Oliveira, “apesar da necessidade de alguns pequenos ajustes, o sistema está em funcionamento e a leitura de placas e o registro das informações já vem efetivamente acontecendo. As câmeras trabalham com OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres), o que permite identificar a placa dos veículos e integrar esses dados com a base dos órgãos de segurança: Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA-PRF) e da Secretaria de Segurança Pública (SESP). Assim, caso seja verificado um veículo envolvido em algum crime, é gerando um alerta imediato”.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço, explicou que “embora as câmeras sejam de alta definição, registrando imagens, com data e hora, por conta principalmente do seu posicionamento, é muito difícil conseguir utilizar as imagens para outros fins senão o de registrar as placas dos veículos que acessam o município. Vale ressaltar que o sistema não gerará multas”.

Já o prefeito, Marco Franzato, comemorou os avanços. “A Cerca Digital será uma importante ferramenta para auxiliar na melhora da segurança pública, já que atuará em pontos estratégicos da cidade, como entradas e saídas. Quem ganha é a população como um todo”, defendeu. As imagens ficarão armazenadas por seis meses, enquanto que o registro da passagem (na forma de texto) permanecerão no sistema por dois anos.

Confira os pontos em que as câmeras foram instaladas:

1. Avenida Ceará – sentido Estrada Noroeste
2. Rodovia PR-082 – sentido Cianorte
3. Rua Antônio Vessoni (fundos do Cemitério)
4. Avenida Pernambuco – entrada
5. Avenida Pernambuco – saída