Espetáculo ensina crianças sobre o uso seguro da energia elétrica

Publicado em: 22/03/2023 16:22 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Os alunos dos 5ºs anos das escolas municipais sediadas em Cianorte tiveram um dia diferente nesta quarta-feira (22). Isso, porque puderam prestigiar o espetáculo teatral Histórias Eletrizantes. Com 50 minutos de duração, a peça aborda temas como a prevenção de acidentes com energia elétrica, eficiência energética, consumo consciente, poluição e outras questões ambientais, de maneira lúdica e interativa.

No enredo, a história de uma investigação que acontece na cidade fictícia de Raiolândia. Jacuí e Maricota apuram várias situações estranhas e, com música, bonecos, mágica e muita diversão, pontuam valores e atitudes de cidadania. Os papéis são interpretados pelos atores Carlos Oliveira e Renata Voltolini, que trabalham com teatro desde 1997 e são pesquisadores de cultura popular, brinquedos e brincadeiras, cantigas e cirandas. Eles também ministram oficinas de teatro, musicalização e contação de histórias para crianças e adultos.

O espetáculo já percorreu mais de 170 cidades e foi viabilizado pela Copel, por meio da Lei Rouanet. Em Cianorte, conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura. Ao final, cada aluno ganhou um kit, contendo dois cadernos de atividades, lápis, borracha, apontador e régua. “Sabemos o quanto a energia elétrica pode ser perigosa, principalmente para crianças. Essa peça proporcionou aos nossos alunos momentos de aprendizado sobre esse tema, de uma forma criativa e divertida. Nossos agradecimentos à Copel por escolher Cianorte para receber a iniciativa”, destacou a secretária de Educação, Jakeline Plácido Marcon.