Vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira em Cianorte

 

Publicado em: 27/03/2023 17:24 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

O início da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi antecipada no Paraná. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o objetivo é imunizar um maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem em ambas campanhas e que as duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente. Dessa forma, Cianorte começa a imunização contra a gripe nesta terça-feira (28).

A primeira etapa contempla os grupos prioritários: idosos (a partir dos 60 anos); trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (pós-parto de até 45 dias); povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário; forças armadas, de segurança e salvamento; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

As doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município e dos distritos de Vidigal e São Loureço, das 8h às 11h e das 13h às 16h30, sendo nas do Cianortinho, Vila Sete e Morada do Sol até as 19h. A vacina é do tipo trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma do influenza B. “O objetivo da imunização contra a gripe é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, como internações, sequelas e óbitos; além de reduzir a ocorrência de sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, destaca o chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Marcos Antônio Rodrigues dos Santos.