Cianorte tem programação especial para o mês de conscientização sobre autismo

Publicado em: 27/03/2023 17:29 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Passeata, pedalada, sessão de cinema adaptada, simpósio e atividades em escolas e CMEIs reforçam a campanha mundial

Um novo mês se inicia neste sábado (1º) e, com ele, a Campanha Abril Azul, período dedicado ao reforço da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Cianorte, a Prefeitura, junto a órgãos estaduais, clínicas privadas, membros da sociedade civil organizada e familiares de autistas, preparou uma programação especial sobre o tema.

A abertura está marcada para o próprio sábado (1º), com a passeata “Mais informação, menos preconceito”. A concentração será na Praça João XXIII (Santuário Eucarístico Diocesano), às 8h30, com destino à Praça Raposo Tavares, onde haverá ações informativas e diferentes atividades sensoriais para que o público saiba mais sobre o autismo. Para participar, basta comparecer ao local.

Na parte da tarde, às 14h, acontece uma sessão de cinema da Pref Flix, adaptada ao público com TEA, com ajuste de luminosidade e do volume, livre circulação da plateia e sem veiculação de trailers. O filme “Como treinar seu dragão 3” tem duração de 1h40min. A participação é gratuita e, para assegurar a vaga, é necessário preencher o formulário on-line, disponível na área de banner rotativo do site do Município (www.cianorte.pr.gov.br) ou diretamente pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSetwXNl21vsADVX6_3P0AA7KpgayWDPK-qk-1BO8Xah-Th0Kw/viewform.

No domingo (02), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, tem o 1º Pedala Colégio Cívico-militar Primo Manfrinato. A concentração tem início às 8h, em frente a instituição de ensino (Rua Timbiras, 156), com início do passeio ciclístico às 9h. A participação é aberta ao público, que pode contribuir com a doação de alimentos não perecíveis em prol das famílias carentes.

Já na segunda e terça-feira (03 e 04), a Divisão de Saúde Mental promove o Simpósio TEA – “Mais informação, menos preconceito”, com discussões sobre os meios de estimulação e inclusão das pessoas com autismo, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral, com palestrantes das áreas da educação, saúde, assistência social e direito, além de relatos de autistas. Os encontros estão marcados para as 19h, no Teatro Cândido Garcia (Unipar). A participação é gratuita e aberta ao público, basta preencher o formulário on-line: https://forms.gle/ZWRd1seTghsEvEmG9.

A campanha segue durante todo o mês, com atividades nas salas de aula das escolas e CMEIs. “Garantir visibilidade e promover discussões nos mais diversos contextos do Transtorno do Espectro Autista, abrangendo toda a população, desde o público infantil, é essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Parabéns a todos os envolvidos com a programação. Contamos com a participação dos cianortenses”, destaca o prefeito, Marco Franzato.