Programa Saúde na Escola leva informações e ensinamentos aos alunos

Publicado em: 28/03/2023 11:49 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um projeto do Governo Federal, instuído em 2007 pelo Decreto N°6.286 e tem por objetivo realizar ações nas instituições de ensino para promover a atenção à saúde e a prevenção de doenças e agravos relacionados aos estudantes. Em Cianorte, a iniciativa ocorre durante o ano, com uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação.

A ação acontece nas escolas da Rede Municipal de Ensino e também nos CMEIs, com a participação de médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de odontologia, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde para ministrar as orientações. Os profissionais abordam temas de interesse coletivo, como: combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais, atividades físicas e lazer nas escolas; prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas; promoção da saúde bucal com aplicação de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional; prevenção da obesidade infantil, de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência; e avaliação da acuidade visual.

“O programa visa ensinar e conscientizar as crianças e pré-adolescentes sobre a importância dos cuidados com a saúde. O objetivo também é que os estudantes disseminem as informações e levem às ações para a casa, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida de toda família. Agradecemos todos os profissionais envolvidos e também a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Macron”, destaca o secretário de saúde, Neilson Etanio de Sousa.