Projeto Saúde Visual avalia alunos da Escola Municipal João Bueno de Godoy

Publicado em: 03/04/2023 17:17 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Os alunos da Escola Municipal João Bueno de Godoy, em Vidigal, passaram por avaliações de acuidade visual, na tarde desta segunda-feira (03). A instituição de ensino foi a primeira a receber o Projeto Saúde Visual, que percorrerá todas as escolas municipais, com o objetivo de detectar problemas de visão. Na primeira tarde de avaliação, 32 estudantes foram atendidos.

Fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, professoras da Sala de Recursos Multifuncionais, área de Deficiência Visual da Escola Municipal Liomar Gomes, o Lions Clube Cianorte e o Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Cianorte, o projeto encaminhará as crianças que manifestarem problemas nos testes para consulta com um oftalmologista e, caso seja necessária a aquisição de óculos, contarão com o apoio do Lions Clube.

As avaliações são realizadas pelos alunos do Curso Técnico em Enfermagem, que utilizam os testes de Jaeger e Snellen, capazes de detectar problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia em pacientes de todas as idades. “Sabemos o quanto a visão influencia no dia a dia. Com testes simples e rápidos é possível descobrir alguns problemas e corrigi-los. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação dedica total apoio ao Saúde Visual, já que quanto mais precocemente forem detectados, menos tempo a criança sofrerá um atraso no processo de aprendizagem”, ressaltou a secretária da pasta, Jakeline Plácido Marcon.