Robótica Sustentável é tema de exposição de trabalhos

Publicado em: 25/04/2023 16:41 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Integrando a programação alusiva ao aniversário do Parque Municipal Cinturão Verde, as secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação promovem uma exposição de trabalhos sobre Robótica Sustentável. O evento será nesta sexta-feira (28), das 13h30 às 17h30, no Ecomuseu Mario Padial.

A iniciativa envolve aproximadamente 90 alunos das escolas municipais Jardim Aeroporto e Jorge Moreira da Silva, que participaram do projeto "Pequenos Inovadores", com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre o descarte irregular de resíduos que, principalmente em períodos de chuva, acabam sendo carregados pelo sistema de escoamento urbano e atingem os rios do município.

Da Escola Municipal Jorge Moreira da Silva participaram 30 alunos e dois professores. Já da Escola Municipal Jardim Aeroporto, cerca de 60 alunos e dois professores. Os projetos têm temas como “Descarte correto do lixo”, “Criação de uma lixeira inteligente”, “Transformando resíduos plásticos em um valioso fertilizante para o solo” e “Troca ticket ecológico: Uma máquina que recebe garrafas plásticas em troca de ticket de desconto no comércio de Cianorte”.

“Propusemos um estudo dinâmico das tecnologias da robótica, integradas ao contexto da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade por entendermos que, ao sensibilizar a comunidade escolar para as consequências da incorreta deposição dos resíduos sólidos urbanos, seja nos ecossistemas terrestres ou nos fluviais, os alunos tornam-se agentes multiplicadores de condutas ambientalmente corretas”, explicou o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Michel Thomaz de Souza.