Sexta-feira tem programação gratuita para celebrar os 23 anos do Cinturão Verde

Publicado em: 26/04/2023 15:21 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta sexta-feira (28), Cianorte estará em festa. Isso, porque o Parque Municipal Cinturão Verde, considerado uma das maiores reservas florestais urbanas do país, comemora 23 anos de criação (Lei Municipal nº2086, de 28 de abril de 2000). Reconhecendo a sua importância, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal preparou uma programação especial alusiva à data.

Entre as atividades, há duas exposições. A primeira é uma mostra de trabalhos sobre Robótica Sustentável, que funcionará na sexta-feira, das 13h30 às 17h30, no Ecomuseu Mario Padial, fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa envolve aproximadamente 90 alunos das escolas municipais Jardim Aeroporto e Jorge Moreira da Silva, que participaram do projeto "Pequenos Inovadores", com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre o descarte irregular de resíduos.

Já a segunda, iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, já está instalada no hall do Paço Municipal e pode ser visitada em horário de funcionamento da Prefeitura (até sexta-feira, das 8h30 às 17h). No local, é possível observar uma árvore com fotografias do acervo da Secretaria de Meio Ambiente, livros da temática ambiental, um ouriço empalhado e uma tela do grafiteiro e pintor cianortense, Toddy.

Seguindo com a programação da sexta-feira, às 16h, será inaugurada a Casa do Pesquisador, anexa à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Avenida Piauí, 2099). Com 90 m², divididos em sala, cozinha, duas suítes e um banheiro, o imóvel oferecerá estadia, agendada por meio de convênio com universidades e outras instituições de pesquisa, para até oito pesquisadores do Parque Cinturão Verde, simultaneamente. A solenidade contará com a presença do diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton de Souza.

Na sequência, haverá um espetáculo para sensibilizar os cianortenses sobre a preservação da reserva florestal urbana e sua conciliação com o desenvolvimento da cidade. “Florestas urbanas”, encenado pelo Grupo Sou Arte, conta com a recepção do público por bonecos que homenageiam a fauna e flora. A apresentação, voltada para toda família, mescla números de dança, teatro e circo. A concentração tem início às 18h, na Avenida Dr. Furquim de Castro, nas proximidades do Ecomuseu, com brincadeiras para o público infantil. A apresentação começa às 19h.

“Convidamos a todos para que prestigiem estes eventos, pensados com muito carinho por nossa equipe, para enaltecer essa importante unidade de conservação que, ao longo de seus 670 hectares, é berço de uma riquíssima fauna e flora, e também promover a educação ambiental”, destaca a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras.