Robótica Sustentável é tema de exposição de trabalhos

Publicado em: 28/04/2023 16:49 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O Ecomuseu Mario Padial recebeu, na tarde desta sexta-feira (28), uma exposição de trabalhos sobre Robótica Sustentável. O evento é fruto da parceria firmada entre as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente e Bem Estar Animal e integra a programação alusiva ao 23º aniversário do Parque Municipal Cinturão Verde, comemorado nesta data.

A iniciativa envolveu aproximadamente 90 alunos das escolas municipais Jardim Aeroporto e Jorge Moreira da Silva, que participaram do projeto “Pequenos Inovadores”, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre o descarte irregular de resíduos que, principalmente em períodos de chuva, acabam sendo carregados pelo sistema de escoamento urbano e atingem os rios do município.

“Propusemos um estudo dinâmico das tecnologias da robótica, integradas ao contexto da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade por entendermos que, ao sensibilizar a comunidade escolar para as consequências da incorreta deposição dos resíduos sólidos urbanos, seja nos ecossistemas terrestres ou nos fluviais, os alunos tornam-se agentes multiplicadores de condutas ambientalmente corretas”, explicou o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Michel Thomaz de Souza.

“Nossos agradecimentos às escolas, professores, alunos e famílias, que não mediram esforços para que este projeto se concretizasse. Os visitantes ficaram muito entusiasmados com os trabalhos. Estamos certos que esses estudantes adquiriram conhecimentos sobre a gestão de resíduos que levarão para o resto de suas vidas”, comentou a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniella Carraro Parreiras.