Espetáculos e brincadeiras encerram programação de aniversário do Parque Cinturão Verde

Publicado em: 02/05/2023 15:49 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Quem passou pelas proximidades do Ecomuseu Mário Padial, na noite da última sexta-feira (28), percebeu uma movimentação diferente. Isso, porque a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal preparou um evento especial alusivo aos 23 anos de criação do Parque Municipal Cinturão Verde, celebrado na data.

A concentração teve início às 18h, com brinquedos infláveis, cama elástica, distribuição de pipoca e algodão-doce. No palco, sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura, o Projeto Puro Agito, do professor Valter Almeida, animou os presentes com danças contemporâneas. Já os alunos do projeto de flauta e violão, do professor André Matos Santana, encantaram com seu talento.

Então, os artistas do Espaço Sou Arte apresentaram o espetáculo inédito “Florestas urbanas”, com números de dança, teatro e circo. Entre os personagens da peça, o público pode ver espécies presentes no Cinturão Verde, como o mascote “Cinturinho”, o mico-leão, a cobra, a gralha azul, e a árvore peroba. O enredo trouxe lições sobre a importância da reserva florestal urbana, sua preservação e a sua conciliação com o desenvolvimento da cidade. Ao final, autoridades e famílias se uniram para cantar parabéns para o parque e arremessar “sementes bomba” de árvores no seu interior.

“Foram momentos valorosos de sensibilização sobre a preservação ambiental e valorização da nossa floresta urbana. Agradecemos a todos que colaboraram e prestigiaram as iniciativas. Tivemos uma programação bem plural, com exposição de trabalhos, plantio de mudas, inauguração da Casa do Pesquisador, entre outras atividades. Tudo gratuito e pensado com muito carinho por nossa equipe, para enaltecer essa importante unidade de conservação que, ao longo de seus 670 hectares, é berço de uma riquíssima fauna e flora”, destaca a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras. Também prestigiaram o evento o prefeito, Marco Franzato; o vice-prefeito, João Alexandre Teixeira; o representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Carlos Henrique Zocante Bertussi; e o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Michel Thomaz de Souza.