Evento celebra trabalhos de robótica sobre logística de transportes

Publicado em: 08/05/2023 16:31 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na última sexta-feira (05), as turmas dos 1ºs anos da Escola Municipal Jorge Moreira da Silva realizaram um Evento de Celebração Local para apresentar à comunidade os trabalhos produzidos no projeto Pequenos Inovadores, desenvolvido em contraturno escolar, pela professora Alessandra Cristina Cavalcante Rigoldi. Os alunos e professores das demais turmas, bem como os familiares das crianças, prestigiaram a iniciativa.

Os materiais utilizados no evento são fruto de um Chamamento Público da parceria entre o Instituto Positivo, Disney, LEGO® Foundation DOW e FIRST®, que selecionou 38 Associações de Pais e Mestres (APM) de escolas públicas para receberem, gratuitamente, materiais LEGO® Education e participarem do torneio de robótica FIRST® LEGO®. Em Cianorte, foram contempladas as escolas municipais Jardim Aeroporto, Jorge Moreira da Silva e Liomar Gomes.

Os kits, avaliados em aproximadamente R$ 20 mil para cada instituição, são formados pelo material da temporada e conjunto LEGO® Education. Além dos materiais gratuitos, as instituições recebem as formações necessárias para a aplicação do programa. Com isso, as escolas ficam aptas para participar do torneio de robótica FIRST® LEGO® na categoria League Discover, que trabalha com crianças de 3 a 6 anos.

“Durante a temporada Cargo Connect da FIRST® LEGO® League Discover, os alunos exploraram conceitos relacionados à logística de transportes, utilizando peças de LEGO® Duplo e elementos STEM (traduzido para o português, representa um sistema de aprendizado científico que agrupa disciplinas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para cumprir desafios. Para esta categoria não há eventos fora da escola. Porém, o Caderno de Engenharia recomenda que, ao fim da temporada, as equipes tenham uma ocasião de celebração para prestigiar o trabalho dos alunos”, explicou a coordenadora Educacional e Pedagógica de Ciências e Inovação, Cláudia Roberta Amorim.

“Parabenizo a professora Alessandra e todos os envolvidos na mostra, que trouxe conhecimentos e vivências únicas para nossas crianças. E, aproveito a oportunidade para agradecer ao Instituto Positivo, à Disney, e à LEGO® Foundation DOW e FIRST®, pela oportunidade concedida aos nossos alunos de terem acesso a materiais diferenciados e que trabalham a criatividade e novas habilidades”, destacou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.