Escolas municipais e CMEIs recebem botão do pânico

Publicado em: 09/05/2023 15:55 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com o objetivo de aumentar a segurança na rede municipal de ensino, a partir desta terça-feira (9), as 15 escolas e 13 centros de educação infantil (CMEIs) começam a receber a instalação de botões do pânico. O dispositivo é um aliado no combate à situações de urgência, com sistema de acionamento de equipe de proteção e policiamento. Cada instituição terá três unidades, sendo que nas maiores (Maria Montessori, Gonçalo Gutierres, Castro Alves, Jardim Aeroporto e Vicente Machado) serão quatro.

“O botão do pânico vem para intensificar as ações que foram colocadas em prática, diante das recentes tragédias, como a ocorrida em Blumenau, que nos deixaram alarmados. De prontidão, a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar implantou rondas; as diretoras receberam capacitação sobre segurança; todas as 28 instituições, que já contavam com serviço de vigilância patrimonial, tiveram manutenção e reforço de alarmes, portões eletrônicos e nas câmeras de monitoramento em tempo real; além de redobrar os cuidados com os meios de acesso”, destaca a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

Para o prefeito, Marco Franzato, “a prevenção de possíveis situações de risco e a qualificação para agir com eficiência são deveres do poder público, priorizando a segurança das crianças e, consequentemente, a tranquilidade dos pais, que deixam seus bens mais valiosos, os filhos, sob os cuidados das escolas e CMEIs diariamente. Assim, o botão do pânico, que torna muito mais rápido o acionamento e a chegada de socorro, soma as medidas protetivas”.