Pesquisa domiciliar sobre deslocamentos dos cianortenses visa melhorar mobilidade urbana

Publicado em: 11/05/2023 15:24 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Lançada no último mês, a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cianorte (PlanMob) segue a todo vapor. Nesta quinta-feira (11), a empresa especializada responsável pelos trabalhos, a Proenge, chegou à fase de pesquisa domiciliar, com agentes aplicando questionários diretamente à população. A consulta é dividida em dois blocos, sendo o primeiro sobre a habitação e a família residente. Já o segundo, trata da caracterização dos deslocamentos diários de cada membro, como origem e destino, o meio utilizado, as percepções dos usuários das vias e, quando é o caso, do transporte público.

“Essa pesquisa fornece informações importantes para compreender como e por que os cianortenses realizam seus deslocamentos pela cidade, por exemplo: se de carro, moto, bicicleta, ou outro; de maneira individual ou coletiva; qual a motivação, se para trabalho, educação, compras, passeio, entre outros; levando em conta suas experiências e sugestões. Isso contribuirá para a análise das melhorias necessárias, a serem apontadas no PlanMob”, explica o chefe da Diretran, Carlos Eduardo de Oliveira.

“Por isso, pedimos para que a população contribua com a pesquisa domiciliar, respondendo ao questionário. O agente estará devidamente identificado, com uniforme da empresa Proenge e crachá com foto. A consulta leva em torno de 15 e 20 minutos”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço. “É importante lembrar que o Plano de Mobilidade Urbana está sendo realizado pela primeira vez em Cianorte. O documento será vinculado ao Plano Diretor, com diretrizes para implantação imediata e também nos prazos de cinco, dez e vinte anos”, completa.

CONSULTA PÚBLICA – A elaboração do PlanMob também conta com uma consulta pública on-line para que os cianortenses apontem suas vivências e percepções sobre a mobilidade urbana. Para participar, basta acessar o formulário disponível na página da Diretran (www.cianorte.pr.gov.br/diretran) ou diretamente o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqMNYHzhKp4MZIfxSkGLwHIjRXoCh9LdsZT01JUHzMtau8Yg/viewform.