Projeto Na Medida celebra resultados positivos em pacientes de São Lourenço

Publicado em: 12/05/2023 16:22 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Os hábitos dos 35 moradores de São Lourenço que participaram do projeto de reeducação alimentar Na Medida já não são mais os mesmos. Depois de oito encontros, realizados uma vez por semana no período noturno, no salão da Paróquia São Lourenço, os integrantes do grupo reuniram-se pela última vez, nessa quarta-feira (10), para celebrar os resultados.

O encontro foi marcado por muita emoção. A enfermeira Heglen Cássia Nicolau, juntamente com o seu esposo Valdeandreson, promoveu um momento musical. Além disso, os pacientes puderam narrar suas experiências. Destaque para a que eliminou 6,7 kg durante o processo. “Esta participante fez um relato comovente sobre os impactos positivos do projeto na sua vida, especialmente na autoestima, disposição, qualidade de sono e nos níveis de pressão arterial”, revelou a nutricionista, Milena Costa.

Organizado pelos nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da equipe multidisciplinar formada por psicólogo, médico, educador físico e enfermeiro, o Na Medida tem como objetivos trazer a autonomia e o comprometimento aos pacientes para que consigam realizar boas escolhas nutricionais, resgatar a autoestima, prevenir comorbidades e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida como um todo. A ação é gratuita, voltada às pessoas acima de 18 anos e com o Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 30.

“As reuniões tratam de assuntos como reeducação nutricional, motivação, musicoterapia, comportamento alimentar, ansiedade e compulsão alimentar. Também entregamos um exemplo de cardápio e fazemos avaliação corporal, conferindo o peso, a pressão arterial, a HGT (glicemia capilar), a circunferência de cintura e a abdominal em todas as reuniões”, destacou Milena.