Cianorte terá produção de água ampliada em 60%

Publicado em: 15/05/2023 16:54 | Fonte/Agência: Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná

O Rio Ligeiro fará parte do sistema de abastecimento de água de Cianorte a partir do próximo ano. A Sanepar está instalando uma nova captação de água nesse manancial, que vai ampliar em quase 60% a capacidade de produção de água para abastecer os mais de 82 mil moradores da cidade.

Com recursos de R$ 29,8 milhões, o empreendimento trará a garantia de abastecimento pelos próximos 20 anos. Além das obras de captação de água, estão sendo instalados 18,7 mil metros de adutora de água, que transportará a água do Ligeiro até a estação de tratamento. O sistema vai receber ainda mais 27,8 mil metros de redes e três estações de bombeamento para melhorar a distribuição de água para todas as regiões da cidade.

A ampliação do sistema de abastecimento vai beneficiar toda a população. “A Sanepar investe prevendo atender a demanda atual e futura das cidades, e Cianorte estará com o abastecimento assegurado por pelo menos mais duas décadas”, destaca o gerente regional Ezequiel de Souza Ribeiro. As vantagens para a cidade são também de ordem econômica. Investimentos desse porte criam oportunidades de trabalho e movimentam a economia local. Ao longo da execução serão gerados cerca de 4.300 empregos, diretos ou indiretos.

A previsão é de que o novo sistema de captação de água entre em operação até o fim do primeiro semestre de 2024. A partir daí, a Sanepar irá suspender a captação no Ribeirão Bolívar, que está em operação desde a década de 1970 e irá auxiliar em casos emergenciais.

INTERLIGAÇÕES E INTERRUPÇÕES – A implantação das tubulações exige um cuidado a mais. Para assentar a adutora, estão sendo abertas valas e cortado o pavimento, gerando grande movimentação de terra. Para segurança de todos, algumas vezes é necessária a interdição total ou parcial de trechos das ruas, passeios e calçadas. Por esta razão, a Sanepar alerta para que os motoristas e pedestres fiquem atentos nos trechos de obras na saída para a Avenorte, nas avenidas Maranhão, Manduí e América e nas ruas Araguari e Padre Teobaldo, até a estação de tratamento, na área central da cidade.

As novas redes de abastecimento estão sendo assentadas em diversas regiões da cidade com a finalidade de ampliar e melhorar o sistema distribuidor. A cada trecho implantado são feitas as interligações das novas tubulações ao sistema operacional existente. Por esta razão, podem ocorrer interrupções no fornecimento de água de forma temporária. Nessas obras, também é necessária abertura de valas, calçadas e pavimentos. A Sanepar lembra que esses transtornos são rápidos e pontuais e que as obras visam o bem comum do abastecimento regular.

FONTE: Sanepar