Escola Liomar Gomes apresenta material socioemocional às famílias dos estudantes

Publicado em: 19/05/2023 14:52 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na última quinta-feira (18), os pais dos alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Liomar Gomes participaram de uma palestra sobre a adoção, na grade curricular, do material socioemocional “Descobrindo o líder em mim”. A reunião foi conduzida pela diretora da instituição, Márcia Cristina Dalarme, e pelo representante da Editora “SOMOS Educação”, Abel Oliveira, que explicou a metodologia empregada, os resultados esperados e a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar.

“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) recomenda que as escolas desenvolvam a reflexão crítica e o exercício da cidadania em seus alunos. O Líder em Mim trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais, que impactam nos comportamentos, atitudes, modos de pensar e sentir. Os conteúdos são fundamentados nas obras e pesquisas do Dr. Stephen Covey, autor do best-seller Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, explicou a coordenadora Educacional e Pedagógica de Ciências e Inovação, Cláudia Roberta Amorim.

“Iniciamos o processo de implantação do material na escola em Tempo Integral Liomar Gomes, mas pretendemos estender para toda a Rede Municipal de Ensino. Com a aprendizagem socioemocional, pretendemos ajudar os alunos a serem protagonistas da própria vida, ter a capacidade de tomar decisões e de lidar com os desafios dos novos tempos, habilidades tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo”, ressaltou a diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Romeiro Peruci, representando a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

Conheça os sete hábitos:

Hábito 1: Seja proativo – Responsabilidade, escolha, iniciativa e criatividade;

Hábito 2: Começe com o objetivo em mente – Visão, comprometimento e propósito;

Hábito 3: Faça primeiro o mais importante – Foco, integridade, disciplina e priorização;

Hábito 4: Pense ganha-ganha: Benefício mútuo, justiça e abundância;

Hábito 5: Procure primeiro compreender, depois ser compreendido – Respeito, compreensão múltipla, empatia, coragem e consideração;

Hábito 6: Crie sinergia – Criatividade, cooperação, diversidade e humildade;

Hábito 7: Afine o instrumento – Renovação, melhoria contínua e equilíbrio;