Cianorte tem novos locais para descarte de resíduos da construção civil e poda

Publicado em: 26/05/2023 13:54 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A partir desta sexta-feira (26), a área popularmente conhecida como Mãe Biela, localizada na Avenida Manduhy, será permanentemente fechada pela Prefeitura. A medida atende recomendações do Ministério Público e notificação do Instituto Água e Terra, sob risco de embargo em caso de descumprimento. O local, famoso pelo processo erosivo, era utilizado há anos como depósito irregular de resíduos sólidos e receberá os devidos estudos e avaliações técnicas para a recuperação ambiental, devendo ser integrado ao Parque Municipal Cinturão Verde.

Com isso, os cianortenses devem ficar atentos aos locais apropriados para o descarte de resíduos sólidos da construção civil (RSCC) e de resíduos vegetais decorrentes de poda e jardinagem, licitados pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e de Obras e Serviços Públicos, para uso da população, sem custo, desde que se enquadrem como pequenos geradores, ou seja, para cargas de até dois metros cúbicos:

- Entulhos: Estrada Cambuci, lote 360-H (Depósito Rio Branco), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

- Poda e jardinagem: Estrada Noroeste, lote 360-C (J. P. Da Silva Plantas), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

É importante destacar que o controle de recebimento é das empresas contratadas, que podem recusar resíduos diferentes dos itens especificados, que não estejam devidamente segregados e/ou que apresentem volume superior. Também é preciso ressaltar que, conforme disposto na Lei Federal 12.305/2010, o Município não é responsável pela gestão de resíduos sólidos de grandes geradores, sendo que os mesmos devem providenciar a destinação correta. Além disso, a Prefeitura reitera que está proibido o descarte na Mãe Biela e que desfazer-se de entulho e outros materiais em lugar impróprio é crime ambiental, passível de multa.