Iniciativas coletam lixo eletrônico neste sábado

Publicado em: 26/05/2023 15:27 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com o objetivo de promover a destinação correta de aparelhos, máquinas e equipamentos em desuso, Cianorte terá, neste sábado (27), duas iniciativas para o descarte de lixo eletrônico. A primeira será a coleta da Escola Municipal Maria Montessori (Avenida Alagoas, 186, Zona 03) e, a segunda, o Arrastão do Pedro Moreira (Capela Nossa Senhora do Rocio - Rua Maria Rui Testa, 220). Ambas funcionarão das 9h às 14h.

A coleta da Escola Municipal Maria Montessori conta com o apoio das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Sebrae e ONG E-letro. Além de promover a destinação correta aos materiais, a ação também contribuirá com a arrecadação de fundos para a APMF, a serem aplicados no bem-estar da comunidade escolar. Já o arrastão do Pedro Moreira é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura (secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos), a Associação de Moradores do Conjunto Pedro Moreira, Gralha Azul e Jardim Tropical e o SICOOB.

Podem ser descartados eletrodomésticos, eletrônicos, equipamentos de informática e aparelhos de telefonia; como refrigeradores, televisores, micro-ondas, computadores, notebooks, controles, entre outros. “Convidamos toda a população para aderir à causa. O lixo eletrônico, se descartado de maneira incorreta, gera inúmeros prejuízos, uma vez que são materiais que contêm substâncias tóxicas como chumbo, níquel, mercúrio e alumínio que contaminam nossas matas e rios e prejudicam a saúde da população e dos animais. A preservação ambiental começa com a ação de cada um de nós”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniella Carraro Parreiras.