Avançam as obras de acessibilidade no Cemitério Municipal

Publicado em: 30/05/2023 15:25 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Com o objetivo de tornar o Cemitério Municipal São Miguel mais acessível, a Prefeitura de Cianorte está realizando adequações no local, especialmente nas ruas, que recebem obras de nivelamento, desobstrução e ampliação. A ideia é facilitar a circulação das pessoas, sobretudo das com deficiência e mobilidade reduzida, e o deslocamento do carrinho de ato fúnebre.

“Ao longo dos anos, o cemitério de Cianorte não acompanhou de maneira integral a evolução das questões arquitetônicas, ambientais, de inclusão e acessibilidade, além de outras. Por isso, estamos trabalhando em toda sua reestruturação, com um projeto que envolve diversas etapas, para que seja legitimamente um espaço de uso coletivo e funcional, valorizando seu valor simbólico, cultural e histórico”, destacou o prefeito, Marco Franzato.

As adequações estão sendo realizadas de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, NBR 9050, que dispõe sobre a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. “Já realizamos 1.050 metros de calçamento, contemplando as dez ruas mais deterioradas e que apresentavam problemas de erosão. Nosso objetivo é assegurar as condições para que todos possam usufruir dos seus direitos de participação plena em sepultamentos e visitas aos jazigos de seus entes queridos, assim como das missas no Dia de Finados; além de permitir a execução dos serviços com mais eficiência”, explicou o administrador do cemitério, Maicon Junior da Silva.

O administrador ressaltou, ainda, que a colaboração da população no sentido de não colocar bancos e vasos nos caminhos é essencial. “A Prefeitura vem investindo na reestruturação do Cemitério Municipal, com a pavimentação das vias, serviços de limpeza, pintura, melhorias na arborização, iluminação e sinalização, entre outros. Porém, sem a conscientização dos usuários, a acessibilidade fica prejudicada. Por isso, pedimos a sensibilização de todos à causa”, disse Maicon.