Secretaria de Saúde reforça convite para grupo de apoio ao tabagista

Publicado em: 31/05/2023 16:42 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta quarta-feira (31) são comemorados o Dia Nacional de Combate ao Fumo e Dia Mundial sem Tabaco, datas que têm por objetivo reforçar ações de sensibilização dos males causados pelo uso excessivo do tabaco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o hábito de fumar é uma doença epidêmica que causa dependência, devido à presença da nicotina, além de conter quase cinco mil substâncias tóxicas, causando risco de desenvolvimento de enfermidades graves.

Em Cianorte, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza gratuitamente à população grupos de combate ao tabagismo. O intuito da equipe é ajudar os participantes a abandonarem o vício, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. São seis encontros, sendo um por semana, em período noturno. As reuniões contam com a atuação de uma equipe multidisciplinar, formada por farmacêutico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo. Já o acompanhamento individual é de três meses.

“No momento, temos quatro grupos em andamento. Como as turmas são de 10 a 15 pessoas, conseguimos estabelecer um vínculo maior e prestar um acompanhamento mais individualizado. Dessa forma, podemos até realizar o acompanhamento medicamentoso, quando se faz necessário. Um fato interessante é que a maioria dos pacientes abandona o vício apenas com a abordagem em grupo e a terapia de reposição de nicotina, pela qual o SUS custeia os adesivos transdérmicos, que teriam um alto custo, caso fossem comprados pelo próprio paciente em farmácia convencional”, explicou a enfermeira Héglen Cássia Nicolau, reiterando o convite a quem deseja parar de fumar.

Os interessados podem se inscrever diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência; ou preencher o formulário on-line disponibilizado no site da Prefeitura (https://cianorte.pr.gov.br), na área de banner rotativo ou direto pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeG3H6As-0qTyjeoP2lbGn-tKlj3_O2T34w48sr5nJOlERMrw/viewform. As inscrições seguem abertas durante todo o ano.