Secretaria Municipal de Saúde destaca importância da vacina contra poliomielite

Publicado em: 13/06/2023 10:12 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Doses estão disponíveis em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Vila Sete, Morada do Sol, Cianortinho e São Lourenço aplicam até as 21h

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada por vírus e que deixa sequelas relacionadas com a infecção da medula e do cérebro, normalmente motoras e que não têm cura, como pé torto; crescimento diferente das pernas; osteoporose; paralisia de uma das pernas e/ou dos músculos da fala e da deglutição; dificuldade de falar; atrofia muscular; entre outras. A única forma de prevenção é a vacina.

“Graças à vacinação, a pólio foi eliminada das Américas em 1994, sendo a primeira região do mundo a alcançar esse resultado. Porém, essa conquista pode ser perdida se a cobertura vacinal no Brasil continuar tão baixa quanto atualmente, em torno dos 69%, enquanto o ideal é de 95%. Por isso, destacamos a importância da vacina e orientamos aos pais para que mantenham a imunização das crianças em dia”, destaca o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa.

O esquema vacinal é de cinco doses, sendo a injetável aos dois, quatro e seis meses de vida; e a oral (as famosas gotinhas) aos 15 meses e aos quatro anos de idade. As doses contra a poliomielite estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, sendo que as da Vila Sete, Morada do Sol, Cianortinho e São Lourenço aplicam até as 21h.