Vandalismo em placas de sinalização compromete a segurança viária

Publicado em: 14/06/2023 15:19 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Uma prática muito prejudicial tem se tornado recorrente em Cianorte. Trata-se do vandalismo nas placas de sinalização viária, que têm sido entortadas, arrancadas, derrubadas, pichadas e roubadas, comprometendo a segurança viária e causando prejuízos financeiros ao poder público. Dados da Diretoria de Trânsito (Diretran) mostram que é no centro que a ação é mais frequente, já que é a região melhor sinalizada, com mais demanda por vagas de estacionamento e onde as pichações ganham mais visibilidade.

Conforme o diretor de Trânsito, Carlos Eduardo de Oliveira, “o vandalismo de placas acontece basicamente por três motivos: a insatisfação com a sinalização imposta, em que alteram-se informações na tentativa de usufruir de algum benefício, como a adulteração no horário de carga e descarga, por exemplo; pichações com a finalidade única de depredação; e a destruição pelo prazer de danificar a propriedade pública”, explicou.

O custo de instalação de uma placa de trânsito varia entre R$ 250 e R$ 400, dependendo das dimensões e da complexidade da instalação. Cada vez que uma unidade é danificada e precisa ser substituída, este é o montante que deixa de ser investido em outros pontos que necessitam igualmente de demarcação viária.

A secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço, ressaltou que “os danos são significativos e vão além do prejuízo financeiro. A sinalização vertical é colocada estrategicamente, em trechos importantes, para regular o trânsito, informar sobre as condições da via, identificar preferenciais, limites de velocidade, conversões e retornos, vagas de estacionamento, carga e descarga, e paradas obrigatórias, ou seja, têm papel fundamental na organização do tráfego e na proteção de pedestres e condutores. A anulação de informações como estas representam risco para quem trafega, pois o motorista perde referências importantes sobre o trajeto”, destacou.

O vandalismo também é crime, conforme o Código Penal (Artigo 163), com pena de um a seis meses de detenção e multa, sendo que, se tratando de patrimônio público, o dano é qualificado, com pena aumentada para seis meses a três anos de detenção e multa. “Pedimos para que todos os cianortenses sejam fiscais de nossa cidade. Quem flagrar algum ato de depredação deve denunciar às autoridades, como à Polícia Militar, pelo 190”, sugere Carlos. Para comunicar a identificação de placas danificadas, a população deve entrar em contato com a Diretran pelo telefone (44) 3619-6375 ou pelo WhatsApp (44) 9133-2043.