Assistência Social promove sua 15ª Conferência Municipal

Publicado em: 21/06/2023 16:50 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta quarta-feira (21), usuários dos serviços, trabalhadores da área, representantes de entidades, gestores e o Poder Público reuniram-se, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), para a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cianorte, que teve como tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Durante a solenidade de abertura, o representante do escritório regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Sidney de Souza, comentou que “estamos há pelo menos 30 anos discutindo políticas públicas de assistência social e temos muito a avançar. O maior gargalo encontra-se no financiamento. Esperamos que neste momento possamos apontar o que está bom, o que precisa melhorar e o que pode ser implementado”, defendeu. Já o presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão, falou sobre os desafios da área, parabenizou o trabalho desempenhado na cidade e ressaltou a importância da pasta, principalmente no pós-pandemia.

“Esse é um evento dedicado à reflexão. A conferência anterior foi muito desafiadora, já que tivemos que fazê-la on-line, devido à pandemia. É muito bom poder termos superado a Covid-19 e nos encontrarmos para a discussão democrática das propostas levantadas durante as cinco pré-conferências, promovidas em abril. Além de contribuir com a Conferência Estadual, as ideias que surgirem no decorrer do dia integrarão o Diagnóstico Socioassistencial do Município, realizado em 2022 e disponibilizado no site da Prefeitura”, lembrou a secretária municipal de Assistência Social, Aline Rosa Kist, representando o prefeito, Marco Franzato.

Encerrando o cerimonial de abertura, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Cianorte, Renata Franciele Moreira Peruci Ekcs, declarou a abertura dos trabalhos e, na sequência, conduziu a leitura do Regimento Interno e aprovação pela plenária. A palestra magna foi ministrada por Poliana Lauther, que possui uma trajetória profissional de 15 anos como assistente social no município de Cascavel.

Já o período da tarde foi dedicado aos grupos de trabalho em eixos temáticos para elaboração de propostas. As discussões foram sobre o financiamento e orçamento de natureza obrigatória; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos; e benefício e transferência de renda. O encerramento foi marcado pela plenária, escolha dos delegados e apresentação da nova composição do Conselho Municipal de Assistência Social para o biênio 2023/2025.