Prefeitura entrega maquinário para produtores rurais de São Lourenço

Publicado em: 23/06/2023 11:49 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Desde a última quinta-feira (22), os pequenos produtores rurais de São Lourenço passam a contar com um reforço para a sua atividade. Trata-se de uma retroescavadeira, uma pá carregadeira e um trator agrícola, adquiridos pela Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e entregues pelo prefeito, Marco Franzato, aos representantes do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de São Lourenço (Codecol), em solenidade realizada no distrito.

Os investimentos são na ordem de R$ 1.252.000,00, com recursos do Fundo Municipal Agropecuário, sendo a pá carregadeira no valor de R$ 649 mil; o trator agrícola, R$ 215 mil; e a retroescavadeira, R$ 388 mil. A última contou com R$ 40 mil de emenda impositiva do vereador Afonso Lima. O secretário da pasta, Anízio Menarim Filho, agradeceu o apoio do edil e explicou que “com a retroescavadeira foi realizada uma parceria público-privada inédita, pela qual o município faz a cessão de uso das máquinas e, em troca, o Codecol se compromete a prestar 600 horas/máquina por ano de serviços aos produtores cadastrados no Porteira a Dentro”, disse.

O projeto garante ao homem do campo horas/máquina em suas propriedades para a realização de diferentes serviços, como conservação do solo, construção de barragem, terraplenagem para construção de barracões, adequações do carreador e outros. A oportunidade é restrita aos produtores rurais residentes em Cianorte e distritos, que estejam devidamente cadastrados, tenham a posse da terra com dimensão menor ou igual a 80 hectares e que a agricultura seja a sua principal fonte de renda.

“Uma de minhas bandeiras sempre foi a agricultura, porque sei da importância destas famílias que produzem os alimentos que chegam em nossa mesa. Não tenho dúvidas de que esse maquinário será muito importante para a otimização do rendimento do trabalho no campo”, ressaltou o prefeito, Marco Franzato. A solenidade contou com a presença do subprefeito de São Lourenço, Brasilino Josué Perassoli, e do vice-presidente do Codecol, Domiciano Gomes de Aguiar, representando os demais associados.