Palestra de combate ao uso de drogas reúne pais de alunos das redes municipal e estadual

Publicado em: 27/06/2023 14:05 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cerca de 50 pais de alunos das redes municipal e estadual de ensino participaram da Palestra de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas, realizada na noite da última segunda-feira (26), no auditório da Unipar. A iniciativa do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e teve como principal objetivo orientar os familiares sobre o papel fundamental que desempenham no enfrentamento ao consumo de substâncias químicas, sejam lícitas ou ilícitas, por crianças e adolescentes.

A ocasião foi conduzida por três palestrantes: Andreia Cristiane Pizani Domingos, enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde; Gilmar da Silva Dias, servidor do Serviço de Abordagem Social do Município; e Rodrigo Luis Bolim, enfermeiro atuante na Comunidade Terapêutica Davi Muller. “Nossos agradecimentos aos palestrantes por compartilharem seus conhecimentos nesta noite. Sabemos que muitas situações podem ser evitadas, se tivermos um olhar atento e soubermos como agir assertivamente”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Aline Rosa Kist.

“Ficamos muito satisfeitos com o interesse dos pais em adquirir conhecimento sobre esse assunto tão importante. Estamos certos de que os participantes saíram da palestra muito mais preparados para orientar seus filhos e identificar possíveis casos de drogadição”, afirmou o presidente do Conselho, Rodrigo da Silva Theodoro.

O uso de drogas fomenta a violência e a criminalidade. Por isso, as forças de segurança pública têm total interesse em promover a prevenção ao uso dessas substâncias”, ressaltou o delegado-chefe da 21ª Subdivisão de Polícia Civil de Cianorte, Dr. Jonas Eduardo do Amaral. “Educar as crianças e adolescentes para serem capazes de fazer boas escolhas, de forma segura e responsável, é um esforço coletivo. Juntos, Poder Público, polícia, escola e família, podemos fazer a diferença”, defendeu o representante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, soldado Rhay Patrick Farias Cruz, também instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd.