Cianorte Mais Saudável apresenta benefícios do gengibre

Publicado em: 30/06/2023 14:10 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com a chegada do inverno e a redução das temperaturas, o projeto Cianorte Mais Saudável, promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, traz em junho informações sobre uma raiz bastante versátil, podendo ser usada em diferentes tipos de pratos: o gengibre. Com a colheita concentrada entre os meses de junho e agosto, é nesta época que o vemos com mais frequência pelas gôndolas dos supermercados.

Com o nome científico de Zingiber officinalis, a raiz comestível, também considerada uma planta medicinal, quando adicionada na dieta, pode trazer vários benefícios para a saúde. Possui sabor picante e tem propriedades com ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica, além de apresentar minerais importantes, como o magnésio e o potássio. Pode ser usado em pratos salgados, doces e até em bebidas, em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado.

Apesar de ser considerado um alimento bastante seguro e não fazer mal para a maioria das pessoas, é preciso ficar atento à quantidade ingerida. Consumir em grande quantidade causa refluxo estomacal, irritação na boca e diarreia. As gestantes devem consumir com moderação e lactantes e pessoas com hipertireoidismo devem evitá-lo.