Cianorte Festival 70 anos terá ações de sustentabilidade ambiental

Publicado em: 11/07/2023 16:56 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com o objetivo de promover uma festa com o mínimo de impacto ambiental possível, a organização do Cianorte Festival 70 anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, promoverá uma série de práticas ao longo dos seis dias de programação no Novo Centro (de 25 a 30 de julho). Entre elas, a doação de composto orgânico e mudas, o recolhimento de óleo usado e pilhas, feirinha de adoção do canil e gestão dos resíduos gerados pelos expositores e visitantes.

“Temos uma relação de muito cuidado e respeito com a cidade e as pessoas. O que adiantaria fazer um festival para comemorar os 70 anos de Cianorte, movimentar a economia e o turismo, mas deixar problemas ambientais? Esperamos que a cultura e o entretenimento, bem como o exemplo da organização da iniciativa, sejam ferramentas de conscientização e engajamento”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.

Assim, os visitantes que comparecerem ao stand da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal poderão levar para casa, gratuitamente, uma muda de árvore nativa bem como composto orgânico. Para evitar que o óleo usado vá para os cursos hídricos e para a rede de tratamento de esgoto, cada barraca de alimentação do evento contará com recipiente para o depósito que, ao final do festival, será descartado de forma ambientalmente correta. A população em geral também poderá fazer o descarte no ecoponto. Haverá, ainda, o papa-pilhas, para o recolhimento de pilhas e baterias usadas.

Quanto aos demais resíduos gerados no festival, que não forem recicláveis ou orgânicos, como lonas, placas de PVC, adesivos e tecidos, serão coletados por uma empresa especializada que utiliza rejeitos na confecção de móveis urbanos. Assim, esses materiais serão transformados em utensílios para o município. Já nos dias 26 e 29 de julho, será realizada feirinha de adoção do Canil Municipal.

RECICLA CIANORTE FESTIVAL:

Com o objetivo de promover a destinação de garrafas PET e copos plásticos descartáveis, a Secretaria promove o Recicla Cianorte Festival. O projeto será dividido em duas fases, uma antes e outra durante os festejos. Na primeira etapa, de 17 a 21 de julho, a população é convidada a recolher o maior número possível de garrafas PET limpas, independente do tamanho, volume ou cor, e levá-las na Secretaria (Avenida Piauí, 2099). As cinco pessoas que arrecadarem a maior quantidade de garrafas PET no período serão premiadas.

Já a segunda etapa do Recicla Cianorte Festival é voltada às pessoas que prestigiarem a programação no Novo Centro, entre os dias 25 e 30 de julho. Aqueles que levarem copos plásticos descartáveis e garrafas PET no stand da Secretaria Municipal de Meio Ambiente receberão uma cartela que será carimbada a cada entrega. Ao completar a cartela, poderão escolher um item na Lista de Prêmios. Ao final das ações, o órgão fará a triagem e disposição final ambientalmente adequada do resíduo.

“Nossa intenção é promover a conscientização da população sobre a correta destinação dos materiais recicláveis e sobre o volume gerado em eventos de grande porte. Convidamos a todos para que participem da iniciativa e nos ajude a atingir as metas relacionadas à redução, reutilização, reciclagem e tratamento adequado dos resíduos”, afirmou o chefe da Divisão de Educação Ambiental, Michel Thomaz de Souza.