Vaca holandesa “Barbie 260” vence 2º Torneio Leiteiro da FEAPAM

Publicado em: 01/08/2023 16:49 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Uma das atrações da Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM), o 2º Torneio Leiteiro, promovido entre os dias 25 e 28 de julho, premiou os animais com maiores índices de produtividade. A vaca holandesa “Barbie 260”, do criador de Cianorte, Décio Precizo, foi a campeã geral, com a média diária de 60 kg.

A iniciativa contou com a participação de 24 animais em lactação, de sete criadores. Com duas ordenhas por dia, foram produzidos no campeonato 4.500 kg de leite, o que equivale a 4.356 litros. “O torneio é uma maneira de reconhecer o trabalho dos criadores de gado leiteiro, promover a seleção de animais com alta produtividade, estimular a produção leiteira da entressafra e difundir tecnologias para melhorar a produção, a produtividade e a sanidade da agropecuária da Amenorte”, comentou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

“Temos um perfil em nossa região de produtores envelhecendo e seus filhos abandonando o campo para trabalhar nas cidades, especialmente nas fábricas. Com eventos como a FEAPAM e o Torneio Leiteiro, o jovem se envolve com a atividade da família, aprecia as conquistas resultantes de anos de dedicação e vislumbra a possibilidade de resultados ainda melhores com o manejo dos animais. Assim, a ocasião torna-se um fonte inspiradora. Além de facilitar a comercialização de bezerras e novilhas, gerando uma segunda renda para o produtor”, ressaltou o técnico da Secretaria Estadual de Agricultura (SEAB), Núcleo de Umuarama, Cid Clay Bazoti Gabarão.

MAMADERODROMO: As crianças que visitaram a FEAPAM puderam alimentar os bezerros no mamaderodromo. “Foi uma ideia que atraiu e encantou os pequenos, que tiveram momentos de alegria e interação com os animais”, comentou Anízio.

EXPOSIÇÃO: Outra atração da feira foi a exposição de animais. Quem passou pelo local conferiu vacas em lactação, novilhas leiteiras, animais de corte Nelore, Purunã e Franqueiro, além de ovinos.

Confira os campeões do 2º Torneio Leiteiro:

Campeão Geral

Criador e Expositor: Décio Precizo – Cianorte PR