Julgamento de conformação leiteira elege melhores animais jovens e adultos

Publicado em: 02/08/2023 16:35 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Iniciativa integrou a 2ª Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM)

Pardo Suíço, Girolando, Jersolando, Jersey e Holandesa. Com essas cinco raças de gado leiteiro, os criadores de Cianorte e região demonstraram todo o potencial dos rebanhos, na 2ª Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM). O julgamento de conformação leiteira de animais jovens, realizado na noite do dia 29 de julho, e o julgamento de conformação leiteira de animais adultos, na manhã do dia 30 de julho, reuniu 80 vacas, novilhas e bezerras, de sete criadores.

As avaliações foram realizadas pelo médico veterinário, Angelo Robert Neto, de Ponta Grossa. As campeãs supremas das duas categorias são holandesas e pertencem a Sebastião Donizete Candioto, de Perobal-PR. “Tivemos julgamentos de alto nível, com animais espetaculares. Tenho certeza que as campeãs seriam extremamente competitivas em exposições de maiores proporções. É nítida a evolução genética e de manejo. Todos estão de parabéns”, comentou o técnico da Secretaria Estadual de Agricultura (SEAB), Núcleo de Umuarama, Cid Clay Bazoti Gabarão.

“Iniciativas como estas movimentam o setor, promovem o contato da população com a cadeia produtiva e a interação entre os produtores e as empresas ligadas à área, permitindo o contato com as principais novidades. Além disso, o criador tem a chance de comparar seu trabalho com o de outros. Por isso, agradeço a todos os envolvidos na organização e também os participantes”, ressaltou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

Confira a relação das campeãs:

Grande Campeã Fêmea Jovem da Raça Holandesa

Animal 626 – 15 meses

Grande Campeã Fêmea Vaca Adulta da Raça Holandesa

Criador e Expositor: Sebastião Donizete Candioto – Perobal/PRr.

Animal 586 – 2ª cria

Grande Campeã Fêmea Jovem da Raça Jersey

Criador e Expositor: Flavio Penteado – Guairaçá/PR.

Animal 281 – 6 meses

Grande Campeã Fêmea Adulta da Raça Jersey

Criador e Expositor: Décio Precizo – Cianorte/PR.

Animal 157 – 3ª cria

Grande Campeã Fêmea Jovem da Raça Girolando

Criador e Expositor: Vinicius Gabriel Souza Santos – Tuneiras do Oeste/PR.

Animal 27 – 4 meses

Grande Campeã Fêmea Adulta da Raça Girolando

Animal 248 – 4ª cria

Grande Campeã Fêmea Jovem da Raça Jersolando

Animal Pretinha – 11 meses

Grande Campeã Fêmea Adulta da Raça Jersolando

Criador e Expositor: Luiz Hoffman – Toledo/PR.

Animal 263 – 2ª cria

Grande Campeã Fêmea Adulta da Raça Pardo Suiço