Prefeitura lança o planejamento para Cianorte de 2053

Publicado em: 03/08/2023 15:18 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na busca de preparar a cidade para o futuro, com inovação, inteligência, planejamento, desenvolvimento e sustentabilidade, a Prefeitura lançou, na última semana (ocasião em que Cianorte comemorava 70 anos de fundação), um plano de governo contendo ações em andamento e outras propostas, considerando um horizonte temporal de 30 anos, quando o município completa o seu primeiro centenário - 2053. O documento, que foi estruturado pela assessora de Planejamento, Ana Claudia Berssani, junto às secretarias municipais, está disponível para consulta no site oficial (www.cianorte.pr.gov.br), com acesso pelo banner rotativo.

O planejamento foi dividido em 12 eixos estratégicos: Agricultura, Economia e Turismo; Assistência Social e Organização Social; Bem-Estar Animal; Cultura; Educação, Conhecimento e Inteligência; Modernização da Gestão Pública e Patrimônio Público; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Parcerias Multigovernamentais e Privadas; Qualidade de Vida, Esporte e Lazer; Saúde e Bem-Estar; e Serviços ao Cidadão. Além de verificar o que foi formulado, o cidadão também pode fazer sugestões.

“Minha gratidão a todos que sonham, acreditam e trabalham comigo em prol de um futuro próspero e sustentável. Acredito que esse projeto, pensado exclusivamente para Cianorte, é um modelo único de gestão e transformará o nosso município em uma referência no Paraná e no Brasil. Tenho certeza que essas ações, todas com datas predefinidas para acontecer, serão a representação de uma consciência coletiva que visa o bem da cidade que tanto amamos”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.

Conforme o gestor, as revisões deste plano acontecerão periodicamente, redefinindo-se as prioridades que poderão surgir no curso normal das atividades da administração pública em observância às necessidades da população e comportamento do mercado. “Além disso, as ações serão executadas conforme a disponibilidade orçamentária e financeira e a capacidade operacional do município, e algumas estão atreladas a investimentos do Governo do Estado e da União, portanto, as datas previstas são passíveis de alteração”, pontuou.

Paralelo ao planejamento Cianorte 2053, elaborado pelo executivo, um outro projeto, com slogan "Raízes fortes moldam um novo futuro", que busca formular o cenário do futuro desejado, com a participação da comunidade, deve ser apresentado, em breve, pelo Programa de Desenvolvimento Econômico de Cidades (Prodec), iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), em parceria com a Prefeitura e Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (ACIC). Os conceitos básicos que orientam este projeto são o da sociedade 5.0, cujos pilares são: qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade, e o da cidade antifrágil, ou seja, que se antecipa às mudanças.

Business Intelligence (BI) – Na última semana também foram publicados no Portal da Transparência os primeiros painéis do Business Intelligence (BI), ferramenta para análise de dados e apresentação de informações, com ênfase na prestação de contas e transparência. "O BI permite maior clareza e agilidade na tomada de decisão, uma vez que permite, por exemplo, acompanhar a arrecadação das receitas e a execução das despesas do município em todas as suas etapas (empenho, liquidação e pagamento) em tempo real e de forma comparativa com períodos anteriores, com valores orçados, entre outras visualizações. Os gráficos são dinâmicos e, em breve, serão disponibilizadas mais informações", ressaltou a assessora de Planejamento, Ana Claudia Berssani, responsável pelo compilamento das informações.