Cianorte Festival 70 Anos movimentou mais de R$ 4,5 milhões

Publicado em: 03/08/2023 15:54 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com uma estrutura de quase 40 mil metros quadrados, montada na região do Novo Centro, o Cianorte Festival 70 anos bateu recordes. Realizado pela Prefeitura e o PAS, entre os dias 25 e 30 de julho, com entrada gratuita e aberta ao público, o evento levou 183 mil pessoas a passarem pelo local, que reuniu shows com artistas nacionais e regionais; exposição da indústria e comércio; espaço agro com feira de animais e produtos artesanais; 2ª Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM); Vila do Sabor e parque de diversões.

As atividades somaram a participação de mais de 120 empreendedores locais. A estimativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é que a festa gerou 600 empregos temporários diretos (freelancers) e teve reflexo em aproximadamente mil temporários indiretos. Foram mais de R$ 4,5 milhões movimentados entre os expositores, contratações, vendas, negócios, fornecedores, entre outros.

“Isto porque, favoreceu toda a cadeia produtiva local, desde as verduras e hortaliças, passando pelas panificadoras e mercados, empresas de comunicação visual, de decoração, de embalagens, até os prestadores de serviços nos mais diversos ramos, além de também impactar o comércio de roupas e calçados, os salões de beleza, o transporte, a hotelaria, entre outros. É o dinheiro gira e fica em Cianorte”, destacou a secretária, Larissa Biggi Polli.

As atrações nacionais (Fernando & Sorocaba, Ícaro & Gilmar, Gabriela Rocha, Titãs, Zé Felipe e Guilherme & Santiago) chegaram a reunir 40 mil pessoas em uma única noite. “O Cianorte Festival é a prova de que grandes eventos podem surgir no interior. Parabéns a todos os envolvidos com a organização e a realização. Nossa gratidão a cada cianortense e visitante que prestigiou a programação e garantiu o sucesso dessa festa, que enalteceu este momento tão marcante, dos 70 anos da nossa cidade. Já estamos ansiosos para a próxima”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.

SUSTENTABILIDADE – Durante todos os dias do evento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal realizou a coleta seletiva de materiais recicláveis para promover a destinação correta, como copos plásticos, garrafas PET, óleo usado, pilhas e baterias. Também houve a distribuição de mudas de árvores e composto orgânico, além da realização de duas feirinhas de adoção do Canil Municipal, nas quais 12 animais encontraram novas famílias e lares.

Ao final, as ações resultaram em 260 litros de óleo que serão revertidos em ração para o Banco de Ração e Utensílios do Município (que auxilia animais em situação de vulnerabilidade, ONGs e protetores independentes). Já os demais resíduos gerados no festival (que não são recicláveis ou orgânicos), como lonas, placas de PVC, adesivos e tecidos, foram destinados a uma empresa especializada em utilizar rejeitos na confecção de mobiliário urbano e serão transformados em 24 bancos para espaços públicos da cidade.

OPINIÃO DO PÚBLICO – Para saber como foi a experiência da população no Cianorte Festival 70 Anos, a Prefeitura está promovendo uma pesquisa de satisfação on-line. O formulário é simples e leva apenas alguns minutos, com acesso pelo site do Município (www.cianorte.pr.gov.br), no espaço do banner rotativo, ou diretamente pelo link: https://bit.ly/45cBQrb.