Seminário sobre manejo populacional de cães e gatos marca Dia do Protetor de Animais

Publicado em: 10/08/2023 16:30 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta quinta-feira (10), Dia do Protetor dos Animais, representantes dos poderes públicos, de instituições, ONGs, parlamentares, gestores, pesquisadores, membros de conselhos profissionais e da sociedade civil de todo Brasil reuniram-se, tanto de maneira presencial quanto on-line, no seminário que apresentou o projeto-piloto do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos.

A iniciativa é do Departamento de Proteção, Defesa e Direito dos Animais, da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Em Cianorte, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal preparou um espaço especial para que os protetores de animais acompanhassem a transmissão, com café da manhã e telão.

De acordo com dados do seminário, o Brasil possui cerca de 55 milhões de cães e 24 milhões de gatos, o que corresponde a mais de 56% do total de animais de estimação do país. Esses números tendem a crescer e chegar a 100 milhões de animais até 2030. Por isso, o Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos vai além do mero conceito da castração, levando em conta critérios científicos, censo, diagnóstico, planejamento, implementação de leis, educação para guarda responsável, saúde e muito mais.