Homenagens marcam solenidade dos 169 anos da Polícia Militar do Paraná

Publicado em: 11/08/2023 15:34 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em Cianorte, uma cerimônia na sede da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, realizada na manhã da última quinta-feira (10), celebrou o aniversário de 169 anos da Polícia Militar do Paraná. A ocasião reuniu autoridades militares, religiosas e do poder público, veteranos, familiares, amigos e imprensa, em uma solenidade marcada por homenagens.

“Criada em 10 de agosto de 1854, a então ‘Companhia da Força Policial’ tinha por missão proteger as terras do novo Estado do Paraná, que acabava de se emancipar da província de São Paulo. Ou seja, a Polícia Militar foi a instituição presente em toda a história, proporcionando a segurança e o bem-estar para a nossa gente. Temos orgulho dessa trajetória de proteção e socorro da comunidade. São 169 anos de trabalho constante pela segurança pública”, destacou o comandante da 5ª CIPM, Major QOPM Wagner de Araújo.

A cerimônia também celebrou um ano de inclusão dos novos soldados, pelo Curso de Formação de Praças da 5ª CIPM, que está findando a fase de estágio operacional, com a conclusão marcada para 14 de setembro. Diante disso, houve a entrega simbólica, pelos padrinhos e madrinhas, do fardamento e armamento aos 26 novos policiais que, ainda, receberam o porte de arma de fogo e cautela da arma.

POLICIAL DESTAQUE – Considerados exemplos no cumprimento da missão, receberam os certificados de Policiais Destaques do Mês de Julho: o 2º Tenente QOPM Lorenzo Folda Detzel; o Cabo QPM 1-0 Maykon Alexandre dos Santos Campos; o Soldado QPM 1-0 Ederson Luiz da Silva Prando; e o Soldado QPM 1-0 Adriano dos Santos Macedo de Melo.

MEDALHA TENENTE CORONEL PM JOEL PINHEIRO – Criada em 7 de abril de 2020, para homenagear militares estaduais e autoridades civis que se destacam pelos relevantes serviços prestados à segurança pública, na área que abrange a 5ª CIPM, a medalha Tenente Coronel PM Joel Pinheiro foi concedida ao juiz de direito da Vara Criminal de Cianorte, Dr. Rodrigo de Lima Mosimann; ao promotor de Justiça da 5ª Promotoria de Justiça de Cianorte, Dr. Sérgio Roberto Martins; ao prefeito de São Manoel do Paraná e presidente da Amenorte, Agnaldo Trevisan; e ao capitão QOPM Fernando Ortiz.

SOCIEDADE CIVIL – A solenidade também prestou reconhecimento aos cidadãos que colaboram com os trabalhos da 5ª CIPM, sendo, do Executivo: o prefeito, Marco Franzato; a chefe de gabinete, Daniele Simão; os secretários municipais Fernanda Braghini (Comunicação), Larissa Biggi Polli (Desenvolvimento Econômico), Mariana Affonço (Desenvolvimento Urbano), Roberto Pazinato (Obras e Serviços Públicos), José Maria de Souza (Administração) e Evandro de Castro (Cultura); o chefe de Divisão de Serviços, Robson Fagundes; e a servidora Adriane Viviane Pio Baili. Na área da educação: Mario dos Anjos Neto (UMFG), Vitor Hugo Ramos Machado (Unipar), Tânia Milan Ferreira (Colégio Drummond). O presidente e o gerente do Cianorte Clube, Paulo Marcato e Peterson Ferreira. Os empresários: Rodrigo Guimarães, Marcos Nabhan, Fernando Takeshi Kobayashi, Elder Fiuza, José Dauri Barrin, Donizete Nbonn, Giovana Zanzarini, Ana Maria Alves Freire e Francisco Freire Filho. Os produtores rurais: Valmir da Silva, Dirceu Donizeti, Ernani Alves da Cunha. O comunicador, Wilson Russinholi. O presidente do Clube de Tiro, Emílio Vieira Jimenes. A médica, Ariella Baeza Bonazzio e o fisioterapeuta, Rodrigo Vaneti Otavio.