Servidores recebem treinamento para o controle de formigas-cortadeiras

Publicado em: 14/08/2023 16:04 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na manhã desta segunda-feira (14), os servidores responsáveis pela manutenção das áreas esportivas receberam um treinamento sobre o controle de formigas-cortadeiras. A iniciativa, da Secretaria Municipal de Agricultura, tem como objetivo controlar a população do inseto, que vem provocando danos nos logradouros públicos.

Esta ação integra o Programa Municipal de Controle da Formiga-Cortadeira Mario Padial. “De imediato, vamos capacitar os servidores das secretarias de Esporte e Lazer; Obras e Serviços Públicos; e Meio Ambiente. A ideia é que, ao se depararem com formigueiros, tenham em mãos o formicida e saibam usá-lo de forma eficiente e segura, tanto para a natureza, quanto para as pessoas e animais”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

“As formigas-cortadeiras, na nossa região representadas pelas saúvas e quenquéns, cortam e transportam vegetais para dentro de seus ninhos. Estes fragmentos são utilizados para a produção de fungos, que servem de alimento para a colônia. Assim, para combatê-las, vamos utilizar iscas granuladas com ingrediente tóxico. As formigas as carregam junto ao fungo, que morre. Consequentemente, todo o formigueiro entra em colapso pela falta de alimento”, explicou o técnico agrícola, Klauber Comar.

O secretário comentou, ainda, que os formigueiros serão mapeados. “Com o levantamento em mãos, faremos o serviço de controle permanente. Lembrando que não podemos agir em propriedades privadas, nem exterminar as formigas, e sim controlá-las, uma vez que têm o seu papel na manutenção do equilíbrio do ecossistema”, revelou Anízio.