Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias recebem certificação

Publicado em: 15/08/2023 15:11 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na tarde da última segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a formatura dos cursos Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias (ACE), ofertados pelo Programa Saúde com Agente. A solenidade foi no auditório do Paço Municipal e contou com a presença de autoridades e dos 97 diplomados, sendo 51 ACSs e 46 ACEs.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Com duração de 10 meses, as formações foram realizadas por meio de atividades em Educação a Distância (EAD) e de práticas presenciais. As preceptoras foram as profissionais de saúde Adriana Padial; Luciane Barbaroto da Silva Serpa; Rebeca Figueira de Arruda Oliveira; e Tania Mara Almeida.

“Nossa gratidão àqueles que se propuseram a estudar, ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido junto à população. Estamos certos de que o empenho de todos refletirá na melhora dos indicadores de saúde, na qualidade e na resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos cianortenses”, afirmou o secretário da pasta, Neilson Etanio de Sousa. “Vocês são responsáveis pelo contato direto com os munícipes, conhecendo suas reais necessidades, orientando e encaminhando cada caso. Desejamos que o curso tenha sido uma oportunidade para aprimorar o olhar sobre as informações coletadas nas residências e que reconheçam seu importante papel na prevenção em Saúde e no cuidado das pessoas”, afirmou o diretor da 13ª Regional de Saúde, Carlos Destéfano.

Durante a cerimônia, a formanda Rosana Cardoso Rossi, conduziu o juramento. Na sequência, houve a entrega dos certificados e os concluintes, Antonio Carlos Franco de Lima, Vera Lucia Fusisawa Craveiro e Flávio Pontes Paris, prestaram homenagens. Ao final, a enfermeira Heglen Cássia, acompanhada pelo tecladista Gibi e pelo saxofonista Anderson, emocionaram o público com canções. Também participaram da formatura a diretora da Secretaria de Saúde, Juliana Sato Lopes; a chefe da Divisão de Atenção Básica, Valdenice dos Reis; e o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Marcos Antônio Rodrigues dos Santos.