Geração Atletismo conquista cinco medalhas e melhor índice técnico no Brasileiro Sub 18

Publicado em: 15/08/2023 15:37 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O projeto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Geração Atletismo, mais uma vez levou o nome de Cianorte ao topo do atletismo nacional. Isso, porque, no último fim de semana (de 11 a 13 de agosto), a equipe conquistou o melhor índice técnico no Campeonato Brasileiro Sub 18, realizado em Aracaju – SE. Os seis atletas participantes, juntamente à técnica, Tamires dos Santos, ganharam, ainda, quatro ouros, um bronze e sagram-se vice-campeões no feminino e sexto lugar geral.

“Dentre os clubes, o Geração Atletismo continua mostrando sua grandiosidade. Conquistamos resultados extremamente expressivos e honramos nosso município. O que há alguns anos era um sonho, hoje é uma realidade transformadora para estes jovens. Essas lindas realizações são fruto de muito trabalho e dedicação. Nossa gratidão a todos que nos apoiam e tornam essas vitórias possíveis”, afirmou Tamires.

A cianortense Amanda Miranda da Silva, que recentemente conquistou a medalha de bronze nos Campeonatos Pan-Americanos de Atletismo Sub-20, foi campeã nas provas de 400m e 400 c/ barreiras, além de eleita a melhor atleta do Brasileiro. Com essas marcas, Amanda figura como líder do ranking ibero-americano e se prepara para o Mundial U18, que será na próxima semana.

A terceira medalha de ouro é de Juliany Francisca da Costa, nos 2.000 c/ obstáculos, categoria que foi campeã no ano passado e, em 2023, estabeleceu sua melhor marca pessoal e assumiu a liderança do ranking sul-americano sub 18. A atleta também conquistou o bronze nos 800m. O quarto ouro veio no revezamento 4x400m misto, em que Amanda e Juliany participaram junto aos atletas Lukas Gabriel e Vicenzo Jesus. O quarteto continua na liderança do ranking brasileiro, estabelecendo novas melhores marcas pessoais, o famoso PB.

A equipe do Geração Atletismo ainda contou com a participação de Vinicius Hunjas, finalista no salto em distância, e Ana Laura Ribeiro, finalista dos 100 c/ barreiras e 400 c/ barreiras. “A palavra que resume as últimas conquistas é orgulho. O Geração Atletismo tem mostrado que a soma de talento e dedicação resulta em pódio. Parabenizo aos atletas, equipe técnica e demais envolvidos”, disse o prefeito, Marco Franzato, acompanhado do secretário da SMEL, Lucas Meira.

Brasileiro Sub 18 - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de 643 atletas, de 134 clubes e associações de 22 Estados e do Distrito Federal para a disputa do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo.