Resíduos do Cianorte Festival são transformados em bancos

Publicado em: 15/08/2023 17:22 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta terça-feira (15), a ONG Eco Local Brasil entregou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal os 24 bancos produzidos com as lonas de comunicação visual, tecidos e cenografia em geral utilizados no Cianorte Festival 70 anos. A iniciativa integra uma série de práticas de sustentabilidade realizadas ao longo da programação, que tinha como objetivo promover uma festa com o mínimo de impacto ambiental possível.

“Agradecemos à Eco Local pela parceria. Os materiais empregados na confecção destes bancos poderiam ter parado no lixo. Em vez disso, retornarão para a sociedade, com uma função. A nossa ideia é reunir os presidentes de bairros e levantar os locais que mais precisam do mobiliário”, ressaltou a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras.

Os artefatos produzidos têm durabilidade superior ao concreto, proporcionando descanso em locais públicos. No processo produtivo é reaproveitado qualquer material não contaminado e cada unidade necessita, aproximadamente, de 50 kg de resíduos para sua produção. “Temos uma relação de muito cuidado e respeito com a cidade e as pessoas. Esperamos que o exemplo dado com essa iniciativa seja ferramenta de sensibilização e engajamento. O Cianorte Festival 70 anos passou, mas a história ficou gravada no mobiliário”, completou Daniella.

ÓLEO USADO - Outra ação de sustentabilidade na festa foi o recolhimento do óleo usado na Vila do Sabor. Para evitar que o poluente fosse para os cursos hídricos e para a rede de tratamento de esgoto, cada barraca de alimentação do evento contou com recipiente para o depósito que, ao final do festival, foi encaminhado para a empresa especializada, Bioóleo Brasil. A população em geral também pôde fazer o descarte no ecoponto. Ao todo, foram recolhidos 280 litros de óleo, que foram convertidos em 50 quilos de ração e repassados ao Banco de Ração e Utensílios do Município de Cianorte.