Profissionais das salas de vacinas recebem capacitação

Publicado em: 17/08/2023 14:09 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Iniciativa reuniu equipes dos 11 municípios ligados à 13ª Regional de Saúde

Os profissionais que atuam nas salas de vacinas nos 11 municípios pertencentes à 13ª Regional de Saúde estiveram reunidos, nesta quinta-feira (17), no auditório da Unipar, na “Educação Permanente para Sala de Vacina e Rede de Frio”. Com o tema “Vias/Técnicas de Administração - Boas práticas de lavagem de mãos”, o encontro foi conduzido pelos profissionais de Cianorte, Tânia Mara de Almeida, Dalila Pereira da Silva, Sabrina Vasconcelos Mendes e Bazani Albanezi.

A iniciativa, que tem como objetivo levar conhecimento aos responsáveis pela imunização da população, é a quarta entre sete oficinas programadas para o ano de 2023. “Temos muito a fazer pela saúde em nossa região. Esta capacitação foi uma proposta dos próprios profissionais, abraçada pela regional, secretarias municipais e Cicenop. O projeto teve início em fevereiro, quando foi estabelecido um cronograma com os principais temas a serem abordados. Nossa gratidão a todos os envolvidos”, disse o diretor da 13ª Regional de Saúde, Carlos Destéfano.

“Como profissionais de saúde, não podemos deixar de nos atualizarmos, de aprendermos. Devemos estar sempre atentos às novidades e em busca de novos conhecimentos para oferecer o melhor atendimento aos nossos pacientes”, afirmou a enfermeira Andreia Domingos, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte.

DEMAIS ENCONTROS – A primeira oficina, realizada em abril, tratou sobre “Imunos Especiais: indicações clínicas – CRIE; Sistema GSUS – manuseio/dúvidas/dificuldades”. Já a segunda, em maio, foi sobre “Acolhimento/Triagem”. Na terceira, em junho, foi tratado sobre o “Calendário Vacinal/ Esquemas de Vacinas/ Registros e Instrução Normativa Atual”. Já as próximas capacitações terão como tema “Rede de Frio/ Vacinação Extramuro/ Gerenciamento de Resíduos”; “Eventos Adversos (ESAVI): precauções/ Contraindicações/ Erro de Imunização”; e “Boas práticas e Segurança em Imunização”.