Horta comunitária abre novas possibilidades em Vidigal

Publicado em: 17/08/2023 14:50 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Geração de trabalho e renda, com sustentabilidade ambiental, para estimular a alimentação saudável e promover a segurança alimentar: estes são os objetivos da Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social, em parceria com o Governo do Paraná, ao criar hortas comunitárias nos distritos. Ambas já estão em atividade, sendo que a de São Lourenço foi oficialmente inaugurada no dia 19 de julho e a de Vidigal na tarde da última quarta-feira (16).

O Município disponibilizou os terrenos e, até o momento, investiu R$ 40 mil na estruturação dos espaços. Já o Estado, repassou R$ 130 mil. “Esta é uma iniciativa inédita em nossos distritos, que trará benefícios sociais, financeiros e de saúde, por meio da produção, comércio e consumo de produtos naturais. Estamos felizes em vê-la se concretizando tão bem”, destacou o prefeito, Marco Franzato.

“O Governo do Paraná investe na criação de hortas comunitárias pois acredita no potencial de inclusão social e produtiva, criação de uma identidade coletiva e na ampliação do acesso a alimentos saudáveis”, afirmou o chefe do escritório regional da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab), Francisco Cascardo Neto.

A horta está localizada na Rua Maria Helena, Lote Institucional 1 e conta com 41 famílias, com um canteiro cada. “Os integrantes recebem sementes de hortaliças, itens para cuidados e assistência técnica. A produção serve para consumo próprio e o excedente pode ser comercializado”, salientou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

Também participaram da ocasião o subprefeito de Vidigal, Pedro Silva de Sousa (Paçoca); as representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Jordana Vieira Albanes (psicóloga) e Daniely Resina Ferreira (assistente social); o presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão, e os vereadores Márcia Pereira e Pastor Dejair; o coordenador de Projetos do IDR/PR, Rafael Meier de Mattos; e o presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Santana.