Roda de Conversa com Eduardo Kobra movimenta setor artístico

Publicado em: 18/08/2023 15:38 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com mais de 30 anos de trabalho com arte urbana, Eduardo Kobra promoveu, na noite da última quinta-feira (17), uma Roda de Conversa sobre sua trajetória, no auditório do Paço Municipal de Cianorte. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas, entre artistas locais e entusiastas da área cultural. O muralista, reconhecido mundialmente, é o responsável por dar vida ao painel da nova Praça da República.

Nascido em 1975, na periferia da Zona Sul paulistana, filho de um tapeceiro e de uma dona de casa, Kobra contou que é autodidata, começou a desenhar em muros na clandestinidade, como pichador, ainda durante a adolescência, e destacou que aprendeu e desenvolveu profissionalmente sua arte ao observar obras de artistas que admira, do misterioso expoente da street art Banksy, britânico cuja identidade jamais foi revelada, a nomes como os dos norte-americanos Eric Grohe e Keith Haring e do mexicano Diego Rivera.

“Passei e ainda passo por muitos obstáculos. A arte de rua, principalmente, é cercada de preconceitos e estereótipos. Por isso, sinto que faz parte da minha expressão mostrar de onde vim e como conquistei espaço”, disse o muralista, que soma obras em mais de 35 países e tem como marcas a predileção por personalidades e acontecimentos históricos e a sensibilidade para as mazelas sociais.

Kobra também discorreu sobre como viver de arte, a cadeia logística que envolve a concretização de uma obra, a relação com contratantes e como superar as barreias linguísticas pelo mundo. O muralista, ainda, respondeu questões em diversas áreas abordadas pelos participantes. Segundo o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro, “a Roda de Conversa foi enriquecedora, contribuindo para a expansão do conhecimento sobre a arte de rua no Brasil e no mundo, assim como foi inspiradora. Cianorte se sente honrada”, afirmou.