Profissionais da Educação Infantil participam de formação pedagógica

Publicado em: 18/08/2023 16:25 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Os educadores das turmas de Maternal II e os professores do Infantil IV e V participaram, entre os dias 16 e 18 de agosto, de uma formação pedagógica disponibilizada pela Editora Opet, responsável pelo material didático utilizado pelas crianças da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Cianorte. O objetivo dos encontros foi oferecer suporte aos profissionais, enriquecendo, ainda mais, o aprendizado, por meio da apropriação de práticas educativas adequadas às necessidades dos alunos.

Assim, a formadora, Liliane Padilha, trabalhou com os docentes o tema “Interações e brincadeiras na educação infantil - o papel do professor como referência brincante para as crianças”. Já a formadora, Márcia Ribeiro, tratou com a equipe gestora das instituições o tema “Acolhimento e escuta sensível como cultura escolar - o papel da equipe gestora nesse processo”. Cerca de 200 pessoas, divididas em grupos, participaram das ocasiões.

Na quinta-feira (17), além da formação continuada aos educadores e aos professores, foi realizada uma visita técnica no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Francisco de Assis e na Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres, para verificar o uso do material didático e conversar com as crianças, profissionais e equipe gestora das instituições. Já no período noturno, no Teatro Cândido Garcia (Unipar), aconteceu o 2º Encontro com a Família – EFAM 2023. A iniciativa reuniu aproximadamente 70 pais e familiares e tratou do tema “Bullying não é brincadeira!”.

“Esses momentos têm como princípios o estudo, a reflexão e o contato com novas concepções, com o objetivo de aperfeiçoar os saberes necessários às atividades pedagógicas”, ressaltou a assessora da Educação Infantil, Juliana Cecilia Ouverney Silva. “Ficamos muito felizes com a presença de cada professor e educador que buscou pelo aprimoramento do saber, demonstrando empenho na realização de um trabalho sério e competente, para oferecer uma educação de qualidade”, afirmou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.