Praça da República tem mural produzido por Eduardo Kobra

Publicado em: 18/08/2023 17:15 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em Cianorte, quem passa pela Praça da República, pela Avenida Santa Catarina, já pode admirar a obra de arte que agregou valor cultural, afetivo e turístico ao local. A pintura foi concluída na tarde desta sexta-feira (17), com autoria do muralista mundialmente reconhecido, Eduardo Kobra. A criação foi inspirada na trajetória da cidade, desde a sua fundação.

Como bordados, divididos em três bastidores e segurados por mãos coloridas, ícones da história do município ganharam destaque: o café; a primeira igreja (Casa da Memória), acompanhada por uma peroba-rosa (árvore nativa símbolo da cidade) e a gralha-azul (ave símbolo do Paraná); e o macaco-prego (símbolo do Parque Municipal Cinturão Verde).

“É sempre uma honra concretizar projetos que valorizam a memória de um povo e fortalecem o pertencimento de seus habitantes”, afirmou o artista. “Inserir obras de arte em ambientes urbanos é uma estratégia de humanização das grandes cidades e, pelo talento do Kobra, Cianorte amplia seus horizontes”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro.

“Este é o único painel assinado pelo Kobra no Estado do Paraná e foi feito exclusivamente para Cianorte. Isso é espetacular, visto que o artista tem obras em mais de 35 países e em edificações significativas, como a sede da ONU”, destacou o prefeito, Marco Franzato. “Estamos transformando a cidade, promovendo o acesso à cultura”, concluiu.

Natural de São Paulo, Kobra possui obras de arte executadas mundo afora, como Espanha, Itália, Noruega, Inglaterra, Malaui, Índia, Japão e Emirados Árabes Unidos. O artista tem como marcas a predileção por personalidades e acontecimentos históricos e a sensibilidade para as mazelas sociais.