Cianorte tem novo edital para eleição do Conselho Tutelar

Publicado em: 21/08/2023 17:30 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A inscrição para eleição do Conselho Tutelar tem um novo período em Cianorte: de 24 a 31 de agosto. O edital que especifica a reabertura do Processo de Escolha dos Membros foi publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) nesta segunda-feira (21), no Órgão Oficial do Município, Edição Nº 2642 (https://cianorte.pr.gov.br/uploads/diarioOficial/2642.pdf). A medida se deve ao baixo número de aprovados no Exame de Conhecimentos Específicos, em que apenas três candidatos foram habilitados, sendo que a legislação exige o número mínimo de dez.

Os interessados devem comparecer à Sala dos Conselhos, localizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236, Zona 04), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h ou das 14h às 17h, e realizar a entrega da documentação. O Processo de Escolha é para o quadriênio 2024/2027 e abrange inscrição, avaliação documental, exame de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e médica, eleição e curso de formação inicial. Todas as etapas têm caráter eliminatório, sendo que os três candidatos já aprovados seguem habilitados para a próxima fase, não sendo necessário refazer inscrição.

Entre os requisitos, é preciso ter idade superior a 21 anos; ser residente do município há, pelo menos, dois anos; ter reconhecida idoneidade moral por certidões negativas; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; apresentar certificado de ensino superior atestado pelo MEC; carteira de habilitação, no mínimo, categoria B; comprovação de experiência profissional mínima de um ano na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente; não exercer mandato eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na administração direta ou indireta, em qualquer esfera, durante todo o Processo de Escolha; entre outros.