Inscrições para Conselho Tutelar reabrem nesta quinta-feira

Publicado em: 23/08/2023 14:17 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Se você deseja atuar no cumprimento dos direitos da criança e do adolescente no município de Cianorte deve se atentar. Isso, porque, reabre nesta quinta-feira (24), e segue até o dia 31 de agosto, o período de inscrições para a eleição do Conselho Tutelar. O edital que especifica o novo Processo de Escolha dos Membros pode ser consultado no Órgão Oficial do Município, Edição Nº 2641, disponível no link https://cianorte.pr.gov.br/uploads/diarioOficial/2641x.pdf.

Os interessados devem comparecer à Sala dos Conselhos, localizada na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236, Zona 04), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h ou das 14h às 17h, e realizar a entrega da documentação. O Processo de Escolha é para o quadriênio 2024/2027 e abrange inscrição, avaliação documental, exame de conhecimentos específicos, avaliação psicológica e médica, eleição e curso de formação inicial. Todas as etapas têm caráter eliminatório.

Entre os requisitos, é preciso ter idade superior a 21 anos; ser residente do município há, pelo menos, dois anos; ter reconhecida idoneidade moral por certidões negativas; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; apresentar certificado de ensino superior atestado pelo MEC; carteira de habilitação, no mínimo, categoria B; comprovação de experiência profissional mínima de um ano na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente; não exercer mandato eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na administração direta ou indireta, em qualquer esfera, durante todo o Processo de Escolha; entre outros.

REABERTURA DO PROCESSO – Com o baixo número de aprovados no Exame de Conhecimentos Específicos, em que apenas três candidatos foram habilitados, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) decidiu por reabrir o prazo para inscrição de novas candidaturas, já que a legislação exige o número mínimo de dez pretendentes. “Os três classificados estão garantidos na próxima fase e os que não atingiram a nota mínima poderão ratificar inscrição e participar novamente do Exame de Conhecimentos Específicos. O objetivo é que a eleição ocorra com o maior número possível de candidatos, de modo a ampliar as opções de escolha pelos eleitores”, explicou a presidente do CMDCA, Daniela Brazoloto.