Assistência Social distribui mais de 2.500 litros de leite de soja por mês

Publicado em: 25/08/2023 14:31 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com publicação mensal, a iniciativa do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que instrui a população, o Projeto Cianorte Mais Saudável, traz em agosto os benefícios do leite de soja e como funciona a produção própria da Secretaria Municipal de Assistência Social, que realiza a distribuição gratuita às crianças com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca; adultos e idosos que atendam a critérios socioassistenciais e com indicação médica.

A receita é simples e o resultado é grandioso: o grão é triturado e passa por processos que transformam um quilo de soja em 10 litros de “leite vegetal”, que é saborizado, pasteurizado, ensacado e refrigerado. Na Secretaria Municipal de Assistência Social, a produção mensal chega a 2.500 litros, o que garante a nutrição e colabora para a saúde de 340 usuários, como uma fonte de proteínas, aminoácidos essenciais, ácidos graxos, vitaminas, minerais e fitonutrientes.

A produção acontece na máquina conhecida como “vaca mecânica” e a distribuição ocorre nos dois Centros de Referência em Assistência Social (CRAS I e II) e pelas Unidades de Atendimento nos distritos de Vidigal e São Lourenço. Assim, o fornecimento de leite de soja consiste em um benefício eventual, por meio da concessão semanal da bebida, com vistas à redução de deficiências nutricionais e à prevenção de agravos decorrentes da má alimentação, com o objetivo de combater casos de baixo peso e desnutrição.

A entrega é realizada diariamente e o consumo pode ser em até uma semana. A quantidade e o número de retiradas são estabelecidos de acordo com cada caso. Em 2022, foram distribuídos 30.912 litros em 4.216 atendimentos. Neste ano, no primeiro semestre, foram 17.471 litros em 2.382 entregas. Isto porque, além de ser uma alternativa alimentar econômica e nutritiva, o leite de soja também é apetitoso: para assegurar a aceitabilidade do produto como um alimento de uso direto, a receita conta com essência de sabor, nas opções de coco, morango, banana, cereja e uva. É um modo de agradar o paladar, principalmente o infantil, e, consequentemente, serve para incentivar o consumo.

Os interessados em receber o benefício podem procurar pelo CRAS mais próximo de sua residência, com os documentos pessoais e comprovante de endereço atualizado, para a inscrição no CadÚnico e entrevista com a técnica do equipamento de referência. O CRAS I está localizado na Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236, na Zona 04, e o CRAS II na Rua Capixingui, 75, no Cianortinho. Já nos distritos, as Unidades de Atendimento estão na Rua Tico-Tico, 195, em São Lourenço e na Avenida Gastão Vidigal, 10, em Vidigal.